Terapia Holística

Para entendermos o que vem a ser Terapia Holística em primeiro lugar devemos entender o que é Terapia, esta palavra é de origem grega, Thaerapia, e significa Servir a Deus. Se voltarmos no tempo veremos que os antigos viam a saúde como algo sagrado e aqueles que se dedicavam ao seu estudo eram sacerdotes, no sentido mais estrito da palavra.

Holístico vem de Holos (todo, o conjunto), porque dentro do conceito holístico as doenças não se devem a apenas uma causa, mas devem ser analisadas dentro de um todo, o homem não é apenas seu corpo físico e perecível, o homem sente, pensa, e este sentir-pensar interferem em sua constituição.

Analisemos um caso simples, uma febre, por exemplo, por mais que saibamos que a febre não é uma doença, mas sim um sinal de alerta do organismo continua-se a tratar tal mal como uma doença, priorizando o sintoma e deixando a causa de lado, isto não se dá somente com a febre, as inflamações são outro exemplo de sinal dado pelo organismo de que algo está errado, contudo as causas são ignoradas e o tratamento acaba por focalizar o desaparecimento da inflamação em si.

A Terapia Holística parte de outra visão, procura abordar as causas do problema e não tratar apenas consequências, e sim focaliza o trabalho no doente e não na doença, vai além, buscando descobrir os factores emocionais, mentais e energéticos que criaram a condição para que uma doença tenha se instalado.

Buscando tratar cada caso como algo único, para ilustrar pensemos em duas pessoas que possuem um mesmo problema de saúde, podemos dizer, sem medo de errar que na grande maioria das vezes, embora o problema seja semelhante os caminhos pelos quais o problema se instalou são muito diferentes, a constituição de cada um dos envolvidos é única, temperamentos e carácter individuais que necessitam de uma abordagem também individual, aliás, o termo indivíduo significa exactamente algo não dividido, total.

Tendo por fim orientar o estudante em sua pesquisa, temos abaixo o que forma esta totalidade no homem:

• Corpo Físico
• Corpo Vital
• Corpo Emocional
• Corpo Mental
• Corpo Energético

A doença é, em última instância, o desequilíbrio entre estes campos no homem que acabam por afetar o Corpo Físico, a medicina trata deste último enquanto a Terapia Holística procura reintegrar o homem, restabelecendo a harmonia e o equilíbrio entre os diversos centros, quando se alcança o reequilíbrio o Corpo Físico reage mais prontamente a qualquer tratamento, inclusive ao alopático.

O que se expõe não é teoria nova, trata-se, na verdade da mais antiga concepção acerca do homem, embora apenas recentemente a medicina tenha reconhecido o papel das emoções e pensamentos na saúde humana, no oriente esta visão tem orientado os últimos 5.000 anos de pesquisas com resultados fantásticos, no ocidente podemos encontrar rudimentos deste modo de ver entre várias tribos, e também teorias muito refinadas entre povos antigos, como os nativos do Hawaí, por exemplo, que dentro de uma ciência milenar já descreviam processos avançados de Psicologia e Terapia, eles conheciam o subconsciente e o seu papel, conheciam o consciente e ainda tinham profundos conhecimentos do superconsciente.

Hipócrates (460- 377 AC), tido como o Pai da medicina, tinha sobre esta, ideias que muito destoam do que actualmente encontramos nas faculdades. Paracelso (1490-1541) falou sobre o impacto das emoções e pensamentos sobre a saúde humana há mais de quinhentos anos, Samuel Hannemann (1785 – 1843) elaborou toda a teoria da Homeopatia partindo da visão Holística, para Hannemann o menos importante era saber o nome da doença, sendo o ponto crucial conhecer o doente.

Para o Terapeuta Holístico é da máxima importância este ponto: devemos conhecer o doente, seus hábitos, sua vida, alimentação, sua vida afectiva etc., e cada informação têm o seu lugar dentro deste processo.

Percebemos, pelo exposto, que a Terapia Holística é parte de um conhecimento milenar, que antes de ser negado, dia a dia é confirmado por pesquisas ao redor do mundo, por outro lado, ao contrário do que afirmam seus opositores as Terapias holísticas possuem o mérito de engrandecer o conhecimento humano com técnicas profundas e completas.

O Reiki não foge a esta regra: tratar o ser humano como um todo.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s