Significado de Jardim Zen

O Jardim Zen representa o universo e foi concebido para inspirar vitalidade e serenidade. Representa o caminho da vida com as suas mudanças, os altos e os baixos, contratempos e obstáculos, o claro e o escuro, a luz e a sombra. Permite e o descansar da mente ao concentrarmos-nos num único ponto. Tranquiliza a ansiedade e os medos.

A filosofia Zen tem por objectivo a expansão de nossa consciência.

Zen, ensina-nos a comprometer e a reconhecer os passos que tomamos para avançar no sentido de um entendimento que nos leva a uma suposto iluminação distante.

Imagem

Este pequeno jardim Zen japonês ou outro, leva a que se possa criar, permite-nos refletir sobre os nossos sentimentos mais profundos, através da concepção e modelos que podemos usar . As pequenas coisas se tornam importantes quando temos a oportunidade de vislumbrar o sentido do mundo num grão de areia , uma vez que foi criado na simplicidade mais perfeita . Permite, ele vai acalmar a mente , refrescar nossas almas e trazer-nos mais perto da realidade da nossa natureza mais secreta . Por trás deste jardim em miniatura há sempre disciplinado esforço e desenvolvimento espiritual. Para os japoneses , é um instrumento de meditação e relaxamento, enquanto no Ocidente é considerado um antídoto para o stress da vida moderna.
Nós podemos mudar a forma como inúmeras vezes , a remoção de rochas , alisando pedras , mais uma vez colocando os elementos , e traçando sulcos que representam novas oportunidades para continuar em nosso caminho , dando-nos a oportunidade de renovar a cada experiência.

Imagem

Elementos presentes no Jardim Zen:

Terra – Areia

Representa a plataforma sobre a qual nós existimos. É considerado como um dos elementos que absorve, transmuta e recicla a energia através do seu magnetismo. Este elemento ajuda a neutralizar as frequências nocivas e todos os pensamentos, emoções e atitudes.

Cria assim uma atmosfera de tranquilidade e serenidade.

 

Pedras – Rochas

As pedras representam os obstáculos e os contratempos que enfrentamos ao longo da nossa existência, não importa o quão grande ou pequeno eles sejam sempre nos deixam uma lição. Nada acontece por acaso, tudo tem uma razão de causa-efeito . As rochas simbolizam as experiências e os passos da vida.

 

Pedras – Cristais de Quartzo

Os cristais são seres vivos da Terra com qualidade especial para receber, armazenar e transmitir energia positiva. No Jardim Zen, os cristais atuam como geradores de energia permanentes, ajudam a criar uma sensação de harmonia e equilíbrio nos espaços e as pessoas.

A transparência do vidro revela a luz do entendimento, mostra a transparência, a simplicidade, a humildade e a modéstia.

 

Conchas e Caracóis

Representam o contato com o mar. A mente não se esquece de observar e absorver a tranquilidade e a paz que é percepcionada perto do oceano. Esta é a serenidade que se procura tanto internamente como externamente.

 

Velas

Iluminam o caminho a seguir. Ao focar na chama – Luz, observa-se os sulcos que significam os próprios caminhos, obtemos a clareza que vem da calma e da meditação silenciosa.

 

Incenso

serve para harmonizar e trazer bons fluídos para o ambiente. São misturas de ervas, aromas, ou seja, misturas de componentes alquímicos que possuem a função básica de elevar espiritualmente, tanto o ambiente como o próprio ser, servindo como agente mediúnico das intenções humanas ao Astral.

É utilizado à muito tempo por diversas crenças e religiões ao redor do mundo

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s